Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Institucional > Destaque > Notícias Undime > Undime participa do 11° Encontro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Todas as notícias Categorias

18/10/2023Undime

Undime participa do 11° Encontro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

 

Evento acontece de 17 a 19 de outubro, em Salvador (BA)

 

Com o tema "Desafios e oportunidades para o direito à educação no Brasil: Rumo ao novo PNE! Sem retrocessos e com ousadia!", a Campanha Nacional pelo Direito à Educação realiza, de 17 a 19 de outubro, o 11º Encontro Nacional, em Salvador/BA.

Os debates têm como objetivo fortalecer a articulação de centenas de entidades da Rede da Campanha, de todas as unidades da federação, em prol da participação no ciclo da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conae 2024).

Na tarde desta terça-feira, 17 de outubro, a Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/SE, presidente da Undime Sergipe e da Região Nordeste, Josevanda Franco, representou a instituição na mesa sobre os rumos da Conae 2024.

“A Undime espera que o Fórum Nacional de Educação (FNE) se mantenha como uma instância de discussão legitimada, com foco na construção de um Plano que possa atender as demandas educacionais nacionais, garantindo assim, a melhoria da qualidade de ensino e a valorização dos professores”, disse Josevanda Franco, que é representante titular da Undime na Campanha.

A coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Andressa Pellanda, comentou sobre os desafios e oportunidades para a efetivação do direito à educação. “Estamos diante de um novo paradigma, de uma crise diante da ordem liberal global. E, para a educação, há a questão da privatização, da digitalização e da entrada das grandes empresas internacionais. É preciso construir novos paradigmas, da agenda de bem comum e de mudança sistêmica”, afirmou.

Mesas

Na quarta-feira, 18 de outubro, haverá o Seminário sobre o PNE "Balanço e desafios para a próxima década, sem retrocessos e com ousadia, considerando as dimensões nacional e da Bahia", das 14h às 18h.

Já no último dia, quinta-feira, 19 de outubro, as representações do direito à educação de diversos estados realizarão uma revisão do plano estratégico produzido, dentro de uma assembleia. E, ao final, a Campanha fará, em parceria com a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade), o lançamento de dados de um estudo inédito sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) na educação indígena de mulheres.

Fonte: Undime, com informações da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Foto: Campanha Nacional pelo Direito à Educação

 


Parceria institucional