Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Adesão ao curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares está aberta no Simec

Todas as notícias Categorias

20/11/2023Undime

Adesão ao curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares está aberta no Simec

Termo de Adesão deve ser firmado pelas Secretarias Municipais de Educação no Módulo PAR4 até 3 de dezembro; formação em nível de aperfeiçoamento para técnicos e diretores escolares, será ofertada pelo MEC, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, em 2024

(Image by Freepik)


Está aberto o período de inscrição para o curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, mediante Termo de Adesão que deve ser firmado pelas Secretarias Municipais de Educação no Módulo PAR4 do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), até o dia 3 de dezembro de 2023. A informação é da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (SEB/MEC), e foi enviada à Undime por meio de ofício circular.

A oferta da formação tem como objetivo melhorar os processos de gestão escolar e os resultados da Educação Básica do País. Isso porque, o intuito é atender às demandas da gestão escolar nos diversos contextos e efetivar a mentoria de diretores por meio de trocas de experiências, vivências e aprendizados entre pares.

O curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, com aulas síncronas e atividades assíncronas, visa promover formação em nível de aperfeiçoamento para técnicos e diretores escolares das Secretarias de Educação e será ofertado pela SEB/MEC, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no período de 26 de fevereiro a 30 de junho de 2024.

Nessa oportunidade, serão ofertadas 364 vagas que serão distribuídas entre os municípios mediante processo seletivo. Dessa forma, segundo o MEC, serão disponibilizadas 14 vagas por unidade da federação, sendo duas vagas para cada Secretaria Municipal de Educação selecionada, uma para técnico e outra para diretor escolar, que devem ser indicados no momento da adesão.

Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas, os municípios que não forem selecionados poderão participar em novas ofertas do curso. Os municípios que já foram contemplados com vagas em ofertas anteriores não poderão ser selecionados para esta oferta, com o objetivo de ampliar a quantidade de municípios atendidos.

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) fará contato, por e-mail, com os profissionais indicados pelas Secretarias de Educação que forem selecionados, para tratar da matrícula no curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. O cursista que não realizar a confirmação da matrícula dentro do prazo estipulado será substituído.

Além da oferta do curso e partindo da premissa de que diretores escolares podem encontrar soluções para os desafios cotidianos de maneira colaborativa, a SEB/MEC propõe que a Secretaria de Educação, a partir da qualificação dos profissionais indicados, realize ações de formação voltadas para os diretores escolares do seu sistema de ensino. Para tanto, é apresentada, no endereço eletrônico www.gov.br/mec/mentoria, uma proposta metodológica de Mentoria de Diretores Escolares para a multiplicação dos conhecimentos adquiridos no curso, que pode ser implementada como um instrumento de formação continuada no sistema de ensino.

Dúvidas e/ou informações referentes ao curso podem ser enviadas por meio dos canais disponibilizados pelo MEC: cgforg@mec.gov.br e (61) 2022-8358.

Fonte: Undime com informações do MEC


Parceria institucional