Você está aqui: Página Inicial > Notícia > O poder da arte na sala de aula

Todas as notícias Categorias

21/02/2020Undime

O poder da arte na sala de aula

A missão é nobre: ampliar a voz de professores da área de artes, valorizando projetos que despertam novos olhares e inspiram estudantes, cidadãos e comunidades. Esse é o objetivo do Prêmio Arte na Escola Cidadã que há 20 anos premeia professores/projetos da Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio, sem esquecer da Educação de Jovens e Adultos.

Promovido e realizado pelo Instituto Arte na Escola, o prêmio contempla ações em Artes Visuais, Dança, Música e ou Teatro promovidas por escolas públicas ou particulares de todo o território nacional. A cada edição, há cinco vencedores, nas categorias de Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os projetos vencedores da última edição são bem interessantes e merecem ser compartilhados. O Instituto Arte na Escola, como faz todo ano, produziu pequenos documentários de cada projeto vencedor. Vale a pena dar uma conferida e se inspirar.

Educação Infantil

“Universo Fotográfico Infantil” – Professora Grécia Oliveira (Jandira/SP)
A educadora convidou seus alunos a usar a tecnologia em favor do fazer e do olhar artístico enfatizando a importância do faz de conta para que se revele o protagonismo de cada uma das crianças. A professora Grécia explorou a linguagem fotográfica usando celulares. Ela provocou o olhar sensível dos pequenos, que passaram a observar o mundo ao redor de outra forma.

Ensino Fundamental (anos iniciais)
“Ubuntu – Sou Porque nós somos” – Professor Antonio Roberto da Silva (Americana/SP)
Um projeto que estimula uma forte interação entre o individual e o coletivo. O professor Beto refletiu com as crianças sobre a identidade afro-brasileira e a história do Brasil – foi um exercício de conhecer o outro, para aprenderem sobre si mesmos.

Ensino Fundamental (anos finais)
“Cores do Açaí” – Professora Elsamar Emerique (Jacundá/PA)
A professora Elsamar escolheu um ponto de partida bem conhecido no Norte do país: o Açaí! Ela trabalhou a materialidade e os tons do açaí como matéria-prima, como memória, como identidade e como descoberta…

Ensino Médio
“Cildo Meireles – Nosso Circuito Ideológico 2018” – Professora Milene Petró (Bento Gonçalves/RS)
A professora convidou os alunos a uma reflexão sobre a sociedade contemporânea por meio da arte conceitual. Ela apresentou aos alunos algumas provocações do artista Cildo Meireles, em um projeto engajador e urgente, que reflete questões muito atuais…

Educação de Jovens e Adultos
“A reinvenção de si: reconstruindo histórias de vida na EJA por meio da palavra e da imagem” – Professor Jailson dos Santos (Caicó/RN). O projeto busca expandir a percepção que os alunos têm de si e do mundo, a partir de autorretratos. O professor Jailson percorreu com seus alunos de EJA – Educação de Jovens e Adultos – um trajeto sobre identidade. Um projeto sobre revelar-se para si e para o mundo.

Fonte/ Foto: Conexão Escolas

https://bit.ly/32mlpcv 


Parceria institucional