Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Prorrogada até 25 de agosto inscrição para edital da Iniciativa De Olho Nos Planos

Todas as notícias Categorias

21/07/2021Undime

Prorrogada até 25 de agosto inscrição para edital da Iniciativa De Olho Nos Planos

O intuito é valorizar a atuação nos processos participativos de construção e monitoramento dos Planos de Educação

 

A Iniciativa De Olho nos Planos estendeu o prazo de inscrições para o edital de seleção “Planos de Educação Vivos: vamos contar as suas histórias!”.  O objetivo é resgatar a memória, valorizar o legado e manter vivo o principal instrumento da política pública educacional brasileira.

Por meio do edital, conselhos, fóruns e secretarias de educação, universidades, movimentos estudantis, organizações da sociedade civil, movimentos sociais, profissionais da educação, coletivos juvenis e/ou estudantis e ativistas podem contar suas histórias sobre processos participativos de construção e monitoramento dos Planos de Educação em seus municípios, estados e também a nível federal, bem como histórias sobre a importância dos planos e sua situação atual.

O intuito é valorizar as iniciativas de comunidades escolares, profissionais, estudantes, fóruns, conselhos, secretarias de educação, organizações estudantis, grupos juvenis e coletivos culturais que participaram de processos de construção e monitoramento de Planos de Educação. Além disso, a iniciativa irá realizar uma oficina de contação de histórias nos dias 17 e 18 de agosto, com acesso livre, não sendo necessária a participação no edital. 

Neste edital, serão consideradas as propostas de atividades que contem as histórias em diferentes linguagens (oral, escrita, ilustrada, cantada etc) e suportes (áudio, padlet, vídeo, powerpoint, álbum de fotos etc). As inscrições podem ser individuais ou coletivas e devem ser realizadas até 25 de agosto no portal https://deolhonosplanos.org.br/edital/.

Das histórias aprovadas, o Comitê selecionará as dez mais criativas. As autoras e autores receberão uma declaração de reconhecimento público em cerimônia virtual com representantes do Comitê de Parceiros da Iniciativa De Olho Nos Planos e poderão realizar, sem custos e à escolha, uma formação a distância ou presencial da programação 2021 do Centro de Formação Educação Popular e Direitos Humanos da Ação Educativa.

 

Sobre o PNE

Aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE, Lei n 13.005) reúne metas a serem cumpridas até 2024 para que o país avance na garantia do direito à Educação. Fruto de amplo debate nas Conferências de Educação e de acirrada disputa na tramitação no Congresso Nacional, o PNE sublinha a importância do planejamento educacional, orientando o investimento e a gestão e referenciando o controle social e a participação cidadã. Após sua aprovação, municípios e estados tiveram um ano para elaborar seus Planos decenais de Educação, cujo desafio foi garantir que os mais diversos setores da sociedade participassem e contribuíssem com sua construção.

Acesse o edital completo e o formulário de inscrição: https://deolhonosplanos.org.br/edital/

Dúvidas: contatodeolho@acaoeducativa.org.br  

Prazo para inscrições: 25 de agosto de 2021

Link para as oficinas dos dias 17 e 18 de agostohttps://aeduc.typeform.com/to/CgNGEjH9 

 

Fonte: Undime (com informações do De Olhos nos Planos)


Parceria institucional