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21/09/2021Undime

Undime aparece como principal referência na busca de informações por parte dos gestores educacionais dos municípios, revela estudo

Pesquisa Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação está em sua quinta edição e obteve resposta de 2.806 municípios do país

Durante o 18º Fórum Nacional da Undime foi realizada a apresentação dos resultados da pesquisa Perfil dos Dirigentes Municipais de Educação (2021), realizada pela Undime em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A pesquisa é realizada de quatro em quatro anos, a cada início de gestão, nas secretarias municipais de educação e tem como objetivo levantar informações sobre as características sociodemográficas e de aspectos relacionados à atuação e rotina dos Dirigentes Municipais de Educação (DME), para construir conhecimento a respeito das diversas realidades das redes municipais. Nesta edição, dos 5.569 municípios brasileiros, 2.806 dirigentes municipais responderam ao questionário, ou seja, o levantamento alcança cerca de 50% do total de municípios.

O questionário, aberto entre os meses de julho e agosto de 2021, coletou informações sobre gênero, cor/raça e idade; valor mensal das gratificações no exercício do cargo; formação profissional; participação em cursos de formação para auxílio na gestão; tempo de experiência na gestão municipal e na área da educação; autonomia na tomada de decisões; as principais instituições e frequência com a qual os dirigentes buscam informações; e a frequência de atividades realizadas no exercício da atuação como dirigente.

Para divulgação do relatório do estudo, o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, Luiz Miguel Garcia, recebeu por meio de videoconferência, o coordenador do CAEd/ UFJF, Manuel Palácios. A mediação da conversa foi feita por Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/ MT, presidente da Undime Região Centro-Oeste.

Para Manuel Palácios houve uma participação significativa dos municípios, que em alguns estados alcançou por volta de 80% de respostas. “Tivemos a preocupação de identificar o perfil dos dirigentes, indagar as experiências, as preocupações que residem na função desses cargos, que tipo de atividades ocupam seus cotidianos e o grau de autonomia que encontram para exercer seus papeis à frente da educação nos municípios”.

A partir do perfil sociodemográfico, é possível afirmar que 72% dos dirigentes que participaram da pesquisa são mulheres e a maioria dos respondentes (57,4%) têm entre 46 e 60 anos. Em que pese 53% não terem mais de 2 anos de experiência enquanto Dirigente Municipal de Educação, a maioria possui um tempo significativo de atuação na área educacional (57% atuam há mais de 20 anos) sobretudo, em atividades escolares - grande parte como professor da educação básica (90%) e/ou como diretor(a) de escola (54%).

O estudo mostra também que 93% dos DME tem a sua maior titulação relacionada ao campo educacional. A edição indica ainda que possivelmente a pandemia afetou o acesso a cursos de formação para auxílio na gestão, além de mostrar que as principais áreas de interesse para realização de cursos de aprimoramento estão voltadas para a questão orçamentária e financeira da educação, gestão de pessoas e formação de equipes, e planejamento e organização da rede de ensino.

De acordo com o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, a partir da consolidação das respostas obtidas pelo estudo, é possível conhecer o perfil dos dirigentes que estão à frente das secretarias municipais de educação e, assim, planejar ações que contribuam para a formação continuada dos gestores, produção e disseminação de informações.

“O estudo pretende favorecer o diálogo entre os segmentos envolvidos no trabalho educacional, visando aprimorar a cooperação entre os próprios municípios e fortalecer o regime de colaboração. Com essa ação a Undime dispõe de subsídios para contribuir com o trabalho dos responsáveis pela gestão de mais de 23 milhões de matrículas na educação básica pública, a fim de proporcionar a melhoria do ensino e, assim, conquistar a educação pública com qualidade social que nossos estudantes merecem em todos os municípios brasileiros”.

Acesso à informação

Em relação às instituições e frequência com a qual os dirigentes buscam informações, a Undime ocupa o primeiro lugar, sendo procurada mais de quatro vezes ao mês por 42% dos respondentes. Logo depois vem o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE (21%); a plataforma Conviva Educação, desenvolvida pela Undime com apoio de institutos e fundações (19%); e a respectiva Secretaria Estadual de Educação - SEE (15%).

“Há uma clara demonstração por meio dessa pesquisa da importância que a Undime tem para suporte aos dirigentes, sendo uma instituição frequentemente procurada para busca de informações”, afirma o coordenador do CAEd.

Quanto ao exercício das atividades, merece destaque o razoável grau de discricionariedade dos dirigentes para a tomada de decisões em aspectos sensíveis da rotina educacional e escolar em que 38% dos gestores respondentes disseram ter autonomia para serem ordenadores de despesas das secretarias.

Eduardo Ferreira da Silva observa que estes resultados revelam a importância do estudo nas tomadas de decisões e desenvolvimento de políticas públicas de qualidade que impactam os estudantes brasileiros. “Por meio do questionário, respondido por DME de todo país, podemos constatar que o acesso à informação de qualidade é condição primordial para a tomada de decisões assertivas, ao tempo que constatamos que a Undime e o Conviva Educação representam 61% de apoio na busca por informações a fim de que sejam realizadas ações concisas e concretas”, explica.

Ainda de acordo com os dados coletados, das prioridades elencadas pelos DME em relação as suas atividades estão as avaliações externas (95%); o monitoramento do funcionamento da rede (93%); material didático e formação continuada dos gestores e professores (90%). O apoio à gestão escolar é a preocupação de 89% dos respondentes e internet e computadores nas escolas aparecem como prioridade para 67% dos gestores.

Confira os dados da pesquisa

Fonte: Undime


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