Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa do 2º Seminário do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Todas as notícias Categorias

21/11/2023Undime

Undime participa do 2º Seminário do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Evento promovido pelo Ministério da Educação, que acontece até sexta-feira (24), em Curitiba/PR, é parte do processo formativo dos articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa)

 

A Undime participa do 2º Seminário do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que começou nesta terça-feira (21) e vai até sexta (24), em Curitiba/PR. O evento faz parte do processo formativo dos articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) e tem como objetivo a troca de ideias, além da formulação e do alinhamento de estratégias para impulsionar o alcance das metas propostas pelo Compromisso, que moldarão o presente e o futuro da alfabetização no Brasil.

O Seminário é organizado pela Coordenação-Geral de Alfabetização (Cogealf) da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC).

Na ocasião, a Undime esteve representada na abertura pela presidente da Undime/PR, Márcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR e coordenadora do GT da Alfabetização. Marcia destacou como essencial o regime de colaboração nesse processo, além da necessidade de fortalecimento da articulação entre a educação básica e superior no que se refere à formação de professores. "Se nós queremos uma educação de qualidade, uma alfabetização de qualidade, é preciso ter professores bem formados, tanto na graduação quanto na formação continuada", ponderou.

A presidente da Undime/PR ressaltou ainda que é preciso ter planejamento contínuo e o respeito do MEC aos entes federados, à Undime e a autonomia de cada um é um ponto super importante a ser considerado. "A alfabetização é essencial, ela é a base para o sucesso de toda a educação básica, precisamos ter políticas de estado e não de governo".

 



Ao longo da programação, os participantes terão a oportunidade de receber orientações, compartilhar experiências e participar de oficinas.

Após a cerimônia de abertura, os participantes puderam assistir a palestra magna do professor Ângelo Ricardo de Souza, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sobre “A importância do regime de colaboração das políticas educacionais”.

Sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo governo federal em 12 de junho deste ano, tem como objetivo, por meio da colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do País. A meta é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. Adicionalmente, a política busca a recomposição das aprendizagens, com enfoque na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, afetadas pela pandemia.

Fonte: Undime com informações do MEC


Parceria institucional