Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Escolas serão mobilizadas para combater mosquito da dengue

Todas as notícias Categorias

22/02/2024Undime

Escolas serão mobilizadas para combater mosquito da dengue

Durante 20 semanas, a campanha “Combate ao Mosquito nas Escolas: Brasil Unido contra a Dengue”, dos Ministérios da Educação e Saúde, vai envolver a comunidade escolar de todo o País

(Foto: Luis Fortes/MEC)

 

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e a Ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade, participaram, nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, em Brasília (DF), do lançamento da mobilização nacional “Combate ao Mosquito nas Escolas: Brasil Unido contra a Dengue”. O evento ocorreu na Escola Classe Juscelino Kubitschek, localizada na região do Sol Nascente (DF). Nas próximas 20 semanas, os Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) promoverão o engajamento das comunidades escolares em atividades para conscientização, prevenção e eliminação de criadouros nas escolas.

Durante o lançamento, Camilo Santana destacou a importância da mobilização nacional que reúne o MEC, o MS, as redes estaduais e municipais de educação e toda a rede ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Precisamos enfrentar algo que é grave e afeta a vida e a saúde das pessoas. Sabemos que 75% dos focos da dengue estão ou nas nossas casas ou nos arredores. Portanto, a maneira que nós temos de enfrentar o problema da dengue é a prevenção, é fazer pequenas ações, e essas ações precisam começar nas escolas”, afirmou.

Para o Ministro, a ação de orientação nas escolas do País é fundamental no combate ao Aedes aegypti. “Estamos falando em 138 mil escolas públicas do Brasil, em mais de 2 milhões de professores da rede pública, em 40 milhões de alunos da rede básica da educação brasileira”, informou.

Segundo ele, o ambiente escolar tem que ser seguro em todos os aspectos. É por isso que, nas próximas 20 semanas, a mobilização vai envolver orientações e Trilhas de Ações. As Trilhas de Ação são fichas com roteiros para que secretários municipais, diretores e professores possam desenvolver semanalmente nas escolas atividades de combate, prevenção e identificação de sintomas causados pelo mosquito Aedes aegypti.

A cada semana, os Ministérios da Saúde e da Educação vão publicar o material para aquela semana. O conteúdo de formação ficará disponível no MEC RED, a plataforma do Ministério da Educação de Recursos Educacionais Digitais, para que professores, diretores e secretários contem com informações apropriadas e possam se envolver nessa grande mobilização.

Camilo Santana informou, ainda, que serão realizadas formações virtuais pela rede do MEC. A primeira está marcada para o próximo dia 27 de fevereiro, quando especialistas vão falar sobre a dengue e os cuidados que a população deve ter no enfrentamento do mosquito. Já no dia 29, ocorrerá uma reunião técnica com entidades de representação dos secretários municipais e estaduais de Educação e de Saúde, “para que a gente possa garantir uma grande mobilização nacional, partindo das escolas em combate à dengue, em defesa da vida e da saúde do povo brasileiro”, comunicou o Ministro.

Parceria – Já a Ministra Nísia Trindade apontou que a dengue é um problema de saúde enfrentado há 40 anos no Brasil e está associada à limpeza urbana e à precariedade do saneamento básico nas cidades. Também destacou a importância da parceria com o MEC, os estados e os municípios, que permitirá a vacinação nas escolas públicas de todo o País.

“A dengue preocupa muito e é uma doença que nos afeta há mais de 40 anos. É um problema histórico no Brasil e em toda a América Latina. Este ano nós temos vários sorotipos do vírus da dengue, o que aumenta esse número de casos, além do aumento de mosquitos com a mudança climática, o calor excessivo, a mudança das chuvas e tudo que nós estamos vivendo. As causas são conhecidas, mas o que nós precisamos fazer é mostrar que nós somos capazes de enfrentar esse desafio e vencer com essa grande mobilização nacional”, enfatizou.

Campanha – Realizada durante a semana de abertura do calendário escolar das escolas públicas, a campanha continuará ao longo dos próximos meses, nas escolas de todo o Brasil, que vão realizar atividades lúdicas para sensibilização dos estudantes, com gincanas, teatros educativos, oficinas criativas, palestras, murais da prevenção e concursos. O objetivo é engajar crianças, adolescentes e jovens no combate à dengue.

A campanha ocorre no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), em que 25 milhões de estudantes serão orientados em mais de 102 mil instituições públicas de ensino. A ação de mobilização marca a retomada do PSE, reestruturado em 2023. Adicionalmente, ele vai divulgar guias educativos, podcasts, vídeos com participação das comunidades escolares e lives com especialistas para convocar toda a população ao enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

Dados – Segundo o terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) do Ministério da Saúde, 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros).

Na última semana, o Ministério da Saúde ampliou para R$ 1,5 bilhão os recursos reservados para apoiar estados, municípios e o Distrito Federal no enfrentamento de emergências, como a alta de casos de dengue no País. Em 2023, a Pasta já havia reservado R$ 256 milhões para esse fim. Também foi anunciada a aceleração da liberação de recursos para estados e municípios que decretarem emergência — por dengue, outras arboviroses ou situações acometedoras da saúde pública.

O Distrito Federal é a unidade da Federação com o maior número de casos por 100 mil habitantes. O Sol Nascente está entre as três regiões administrativas que lideram esse índice. No início do mês, o Ministério da Saúde iniciou, pela capital federal, a estratégia de vacinação contra a dengue em crianças de 10 a 11 anos. À medida que novos lotes forem entregues pelo laboratório fabricante, a aplicação de doses vai avançar progressivamente para contemplar todo o público-alvo inicial, de 10 a 14 anos, acordado entre os conselhos representantes dos secretários de saúde estaduais e municipais, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Confira o vídeo da transmissão

Fonte: MEC com adaptações

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/fevereiro/escolas-serao-mobilizadas-para-combater-mosquito-da-dengue 


Parceria institucional