Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime, Consed e MEC realizam encontro do ProBNCC

Todas as notícias Categorias

22/08/2019Undime

Undime, Consed e MEC realizam encontro do ProBNCC

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP) participou, na manhã desta quinta (22), da solenidade do Encontro Formativo do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), em Brasília/ DF. 

O Encontro tem por objetivo, nos dois dias de capacitação, qualificar os cerca de 300 participantes do ProBNCC, principalmente os redatores formadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, para atuarem nas formações continuadas dos profissionais da educação para os novos currículos em seus estados.

Além do presidente da Undime, também participaram da primeira mesa o Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Jânio Macedo; a secretária de estado da educação de Roraima, Leila Perussolo, representando o Consed; e Wisley Pereira, Diretor de Políticas e Regulação da Educação Básica do MEC.

Luiz Miguel explicou que o objetivo principal do Encontro é preparar as equipes para fazer as formações nos estados, que por sua vez, chegará em cascata, aos professores. "Ao chegar em seus estados estes formadores irão multiplicar o conteúdo repassado, de forma a chegar no chão da escola e assim começar a fazer o que realmente esperamos que se faça: que eleve a qualidade do ensino e que transforme a vida das crianças. Este é o conceito e a razão do trabalho de todos que estão aqui hoje”.

A secretária Leila Perussolo, reforçou o processo de regime de colaboração realizado em toda a fase de implementação da BNCC e, principalmente, agora na atual que tratará da formação. 

Para o secretário da SEB, a qualidade da implementação da BNCC depende do processo de formação dos professores que será realizada pelos participantes dos encontros, como multiplicadores do conhecimento adquirido, e que a BNCC de formação docente, em fase de discussão no CNE, será fundamental para a formação inicial e continuada dos professores.

Wisley Pereira, lembrou que ao longo de todo o processo de implementação da BNCC houve a troca de vários Ministros da Educação e presidentes da República, mas o cronograma foi preservado, graças ao regime de colaboração estabelecido entre MEC, Consed e Undime.

A formação foi dividida em dois grupos: um que se reúne em Brasília (dias 22 e 23) e outro, em São Paulo, nos dias 26 e 27 de agosto. Participam deste primeiro os estados do AC, AM, AP, BA, DF, ES, PA, PB, PR, PI, RN, RO, RR e TO.  Já os formadores de AL, CE, GO, MA, MG, MS, MT, PE, RJ, RS, SC, SE e SP se reúnem na próxima semana em São Paulo. Na ocasião, a Undime será representada pelo vice-presidente Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente Municipal de Educação de Goiânia (GO).

 

Fonte: Undime / Foto: Consed


Parceria institucional