Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > Ministério da Educação participa do Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação

Todas as notícias Categorias

17/08/2022Undime

Ministério da Educação participa do Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação

A 9ª edição do evento reúne 1,2 mil pessoas de todo o país para debater políticas públicas relacionadas à educação

 
(Foto: Undime)

O 9º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação começou nesta terça-feira, dia 16 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, e deve reunir 1,2 mil participantes, durante quatro dias, até sexta-feira, 19 de agosto, para debater à efetividade de políticas públicas relacionadas à garantia do direito à educação.

Com representantes de todas as regiões do país, entre dirigentes municipais de Educação, técnicos das secretarias de Educação e convidados, o primeiro dia de encontro, organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), iniciou em formato dinâmico com um animado talk show de personalidades da mídia, seguido de uma apresentação de grupos inscritos de cada estado participante.

O secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Luiz Rabelo, participou da mesa de abertura, enfatizando em seu discurso a importância da Política Nacional para a Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. A “Conferência Magna: Duzentos anos de Independência do Brasil: o que temos que conquistar na educação pública?” encerrou a programação do dia.

Atendimento Especial

O Ministério da Educação disponibiliza atendimento individualizado aos visitantes a respeito de programas e ações de três secretarias da pasta. Oportunidade única para pessoas de todo o país, que estão reunidas no evento, tirarem dúvidas pessoalmente com as áreas técnicas das secretarias de Educação Básica, de Alfabetização e de Modalidades Especializadas de Educação, além do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP).

Na quarta (17) e na quinta-feira (18), a sala do MEC realizará uma série de oficinas com base em iniciativas de secretarias da pasta. Os interessados podem procurar o local, localizado, aproximadamente, em frente à entrada principal, se informar sobre os dias e os horários exatos dos encontros e realizar a inscrição. Entre os temas estão o Programa Primeira Infância na Escola, Sistema Presença, Brasil na Escola e Programa Educação e Família.

Outro setor que também está com um espaço próprio no Fórum é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que tem 16 pessoas envolvidas, atuando diariamente para receber quem precisa de auxílio e informação sobre programas e informações relacionados à área.

O ambiente destinado à exposição conta com dezenas de estandes, de iniciativas públicas e privadas, que abordam vários temas relacionados à educação, entre eles, tecnologia, soluções de ensino, acessibilidade e programas como o Busca Ativa, trabalho da Undime em parceria com a Unicef, que repassa aos municípios dados sobre a evasão escolar.

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-educacao-participa-do-forum-nacional-extraordinario-dos-dirigentes-municipais-de-educacao 


Parceria institucional