Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Aberta consulta sobre Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil

Todas as notícias Categorias

23/01/2024Undime

Aberta consulta sobre Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil

Instituições de todo o Brasil podem opinar até 20 de fevereiro por meio de formulário digital

 


Os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil serão atualizados até março de 2024. Por isso, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), disponibilizou consulta à sociedade civil, que estará disponível até 20 de fevereiro.

As contribuições poderão ser enviadas por meio do preenchimento de formulário digital (clique aqui) desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Poderão participar representantes indicados por instituições da sociedade civil, como escolas, universidades, fundações, grupos de pesquisa, fóruns, entidades e demais instituições interessadas. 

Para a secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt, a Educação Infantil é etapa fundamental no desenvolvimento dos sujeitos. “Precisamos garantir não apenas o acesso dos nossos bebês e crianças pequenas à creche e à pré-escola, como garantir que o cuidado e a educação que oferecemos para essa etapa possuam a qualidade necessária”, defende. 

É nesse sentido que o MEC considera essencial a definição de quais são as condições e parâmetros de qualidade do serviço público que precisa oferecer para assegurar esses direitos, levando em consideração as múltiplas infâncias, em diferentes territórios, realidades e contextos socioeconômicos que existem em nosso país. “Por isso, contar com o olhar da sociedade, de instituições que estão envolvidas com essa etapa, é central para que possamos entender aspectos que, muitas vezes, não podem ser compreendidos por avaliações”, enfatiza a secretária.

Parâmetros - O processo de discussão para a atualização dos parâmetros começou em 2023, considerando publicações anteriores do documento. Os Parâmetros Nacionais de Qualidade têm por objetivo orientar os sistemas de ensino com padrões de referência de organização, gestão e funcionamento das instituições de educação infantil, contribuindo para um processo democrático de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas para as crianças da faixa etária de 0 a 5 anos. A consulta busca coletar contribuições, percepções, críticas e sugestões para o aprimoramento dos Parâmetros de Qualidade que serão regulamentados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). 

A Undime participou de reunião com o MEC e apresentou contribuições ao documento. Mesmo assim, a instituição considera importante que os dirigentes conheçam o texto que está sob consulta pública e apresente contribuições.

Dimensões – A fim de abranger a pluralidade de aspectos da qualidade para a Educação Infantil, o documento está organizado em cinco dimensões, sendo elas: Gestão da Educação Infantil; Identidade e Formação Profissional; Projeto Político Pedagógico; Avaliação da Educação Infantil e Infraestrutura; Edificações e Materiais. Os participantes poderão apontar se concordam ou discordam dos parâmetros. Em caso de discordância, poderão indicar o motivo e sugerir um aprimoramento de texto para o parâmetro relacionado. 

Fonte: MEC com adaptações

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/mec-atualizara-parametros-de-qualidade-da-educacao-infantil


Parceria institucional