Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Conheça as fases da mobilização contra a dengue nas escolas

Todas as notícias Categorias

23/02/2024Undime

Conheça as fases da mobilização contra a dengue nas escolas

Durante 20 semanas, serão realizadas, pelos Ministérios da Educação e da Saúde, ações de prevenção, sensibilização e conscientização de estudantes, alunos e toda a comunidade escolar

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) promoverão, nas próximas 20 semanas, ações do Programa Saúde na Escola (PSE) para a Mobilização Nacional “Combate ao Mosquito nas Escolas: Brasil Unido contra a Dengue”. As ações buscam prevenir a doença, devido ao aumento significativo do número de casos em todo o País. A mobilização foi lançada na última quarta-feira, 21 de fevereiro, e já começou com a disponibilização de produtos de comunicação como parte da estratégia de mobilização dos territórios. Embora focada na sensibilização de estados e municípios que aderiram ao PSE, os materiais disponíveis podem ser acessados por qualquer escola, permitindo a realização de atividades de educação e aprendizagem integradas à questão do controle vetorial do mosquito da dengue.

Fases de Mobilização – A Fase 1 é a “Preparação” e será realizada entre as Semanas 1 e 3, com o lançamento da campanha; o planejamento de ações pela gestão local do PSE na saúde e na educação; e o desenvolvimento de materiais de comunicação, como cartazes, panfletos e vídeos.

A Fase 2, que ocorrerá entre as Semanas 4 e 6, é a “Sensibilização”. Nela haverá o lançamento oficial da campanha em todas as escolas participantes do PSE; a realização de exposições dialogadas; rodas de conversas; distribuição de materiais informativos para conscientização; e demais atividades educativas, para sensibilizar alunos, professores e funcionários sobre a importância da prevenção da dengue.

Na Fase 3, entre as Semanas 7 e 10, haverá o “Engajamento”, com a realização de ações práticas nas escolas e atividades educativas e interativas, como gincanas, teatros e jogos. A expectativa é desenvolver os alunos de maneira lúdica na prevenção da dengue e incentivar a participação da comunidade escolar nas ações da campanha.

Já a Fase 4 é a da “Intensificação” da mobilização, entre as Semanas 11 e 15. Nela, os Ministérios buscarão reforçar as atividades educativas e práticas de prevenção à dengue, com a realização de eventos temáticos — feiras de saúde e rodas de conversa com profissionais da Saúde. Haverá, ainda, a ampliação da divulgação da campanha para a comunidade local, por meio de mídias sociais, rádios, jornais e outros meios de comunicação.

Por fim, na Fase 6, última etapa, ocorrerá a “Avaliação e o Encerramento” da campanha, entre as Semanas 16 e 20. Será realizada, nesse período, a análise dos dados epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, sobre a notificação de casos de dengue e focos do mosquito Aedes aegypti nos territórios das escolas participantes. Além disso, onde for necessário, os Ministérios promoverão uma nova intensificação de ações. Nessa fase também serão elaborados os relatórios finais, com a descrição de todas as atividades realizadas e os resultados obtidos, para orientar as iniciativas de prevenção à dengue.

Trilhas – Semanalmente, serão disponibilizadas, na Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais (MEC RED), as Trilhas de Ação para secretários de Educação e Saúde, diretorias de escola e docentes. Entre as atividades previstas, estão a organização e mobilização de “Agrupamentos Escolares”, com a missão de realizar ações preventivas semanalmente nas escolas; gincana escolar envolvendo professores, alunos e a comunidade junto a Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE); teatro educativo; oficinas criativas para criação de materiais de conscientização sobre as doenças causadas pelo mosquito (arboviroses), prevenção, sintomas e tratamento.

Outras ações realizadas serão exposições dialogadas; rodas de conversa; a criação de guias educativos impressos ou digitais que os estudantes possam levar para casa, em linguagem popular e acessível; o Mural da Prevenção; e concursos criativos para estimular a criatividade dos alunos, que podem escrever redações e criar desenhos ou vídeos que abordem a prevenção, sintomas e ações.

PSE – O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de Saúde da Atenção Primária e dos profissionais da Educação. Instituído pelo Decreto nº 6.286/2007, atualmente é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 1.055/2017.

Além disso, o PSE é uma estratégia de integração permanente da Saúde e Educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. O objetivo é o desenvolvimento da formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, com ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Dessa forma, as políticas de saúde e educação voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação básica pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral, fortalecendo as ações de enfrentamento de vulnerabilidades, ampliando o acesso aos serviços de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes brasileiros.

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/fevereiro/conheca-as-fases-da-mobilizacao-contra-a-dengue-nas-escolas 


Parceria institucional