25/04/2024Undime
Estratégia foi assunto da discussão que reuniu a diretoria executiva nacional e os presidentes estaduais
O Colegiado Ampliado da Undime, grupo formado pelos Dirigentes Municipais de Educação que compõem a diretoria executiva nacional e os 26 presidentes estaduais, participou de reunião para discutir sobre a estratégia Busca Ativa Escolar. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 24 de abril, em São Paulo/SP, durante a realização da Bett Brasil.
As oficiais de Educação do UNICEF, Daniella Magalhaes e Clara Chaves participaram do encontro. Daniella apresentou um panorama sobre o status de adesão e implementação dos municípios e, a partir disso, levantou insumos sobre como fortalecer as ações no âmbito da Busca Ativa Escolar.
Foram abordadas pontos como, o que pode ser feito para avançar em relação ao cenario apresentado, que ações as seccionais da Undime podem fazer para fortalecer mais o regime de colaboração da Busca Ativa Escolar com os estados, como cada seccional tem visto a matrícula de fluxo contínuo em cada estado e que ações os representantes da Undime sugerem para trabalhar a Busca Ativa na transição de governo e para a readesão em 2025, junto às novas gestoes municipais.
Nesse sentido, mesmo considerando o contexto eleitoral de 2024, a equipe gestora nacional da Busca Ativa Escolar reforça a importância de que a implementação da estratégia seja priorizada e que as secretarias de educação organizem o processo de transição com o uso das ferramentas Memorial de Gestão e Monitoramento dos Planos Municipais de Educação, da plataforma Conviva Educação.
No que se refere à (re)adesão à estratégia, após as eleições, a ideia é preparar os novos prefeitos e dirigentes municipais de Educação, uma vez que a plataforma zera as adesões e reinicia o processo.
Para além desse momento com os gestores, as representantes do UNICEF tiveram a oportunidade de dialogar com os coordenadores institucionais das seccionais da Undime em todo o Brasil. Isso porque, os coordenadores participaram de formação sobre mídias sociais e marketing no início da manhã e, depois disso, se juntaram ao Colegiado Ampliado.
Sobre a Busca Ativa
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a Undime e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.
A estratégia reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola.
Fonte/Fotos: Undime
Estratégia foi assunto da discussão que reuniu a diretoria executiva nacional e os presidentes estaduais O Colegiado Ampliado da Undime, grupo formado pelos Dirigentes Municipais de Educação que compõem a diretoria executiva nacional e os 26 presidentes estaduais, participou de reunião para discutir sobre a estratégia Busca Ativa Escolar. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 24 de abril, em São Paulo/SP, durante a realização da Bett Brasil. As oficiais de Educação do UNICEF, Daniella Magalhaes e Clara Chaves participaram do encontro. Daniella apresentou um panorama sobre o status de adesão e implementação dos municípios e, a partir disso, levantou insumos sobre como fortalecer as ações no âmbito da Busca Ativa Escolar. Foram abordadas pontos como, o que pode ser feito para avançar em relação ao cenario apresentado, que ações as seccionais da Undime podem fazer para fortalecer mais o regime de colaboração da Busca Ativa Escolar com os estados, como cada seccional tem visto a matrícula de fluxo contínuo em cada estado e que ações os representantes da Undime sugerem para trabalhar a Busca Ativa na transição de governo e para a readesão em 2025, junto às novas gestoes municipais. Nesse sentido, mesmo considerando o contexto eleitoral de 2024, a equipe gestora nacional da Busca Ativa Escolar reforça a importância de que a implementação da estratégia seja priorizada e que as secretarias de educação organizem o processo de transição com o uso das ferramentas Memorial de Gestão e Monitoramento dos Planos Municipais de Educação, da plataforma Conviva Educação. No que se refere à (re)adesão à estratégia, após as eleições, a ideia é preparar os novos prefeitos e dirigentes municipais de Educação, uma vez que a plataforma zera as adesões e reinicia o processo. Para além desse momento com os gestores, as representantes do UNICEF tiveram a oportunidade de dialogar com os coordenadores institucionais das seccionais da Undime em todo o Brasil. Isso porque, os coordenadores participaram de formação sobre mídias sociais e marketing no início da manhã e, depois disso, se juntaram ao Colegiado Ampliado. Sobre a Busca Ativa A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a Undime e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos. A estratégia reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua (re)matrícula e sua permanência na escola. Fonte/Fotos: Undime