Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Minas Gerais reúne mais de 600 participantes em seminário na capital

Todas as notícias Categorias

25/05/2022Undime

Undime Minas Gerais reúne mais de 600 participantes em seminário na capital

17ª edição do evento acontece em Belo Horizonte até quinta-feira, 26 de maio

Começou nesta terça (24) e vai até quinta-feira (26) o XVII Seminário Estadual da Undime Minas Gerais. O evento, realizado na capital mineira, vai pautar e debater assuntos educacionais prioritários para os dirigentes e equipes técnicas das secretarias de educação dos municípios do Estado. De acordo com a seccional, participam 625 pessoas.

O evento acontece no formato presencial e tem como tema “O direito e a qualidade da educação pública sustentam-se na eficácia da gestão”.

Organizado em conferências, mesas de debate e minicursos, durante os três dias de evento serão abordados assuntos como financiamento da educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Sistema Nacional de Educação, processo de ensino-aprendizagem pós pandemia, tecnologias na educação, Programas e Políticas de Educação do Governo Federal e Estadual, entre outros.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, participou da abertura do seminário, realizada na manhã desta terça (24), e esteve ao lado do presidente da Seccional, Marcelo Wagner de Oliveira, Dirigente Municipal de Educação de Carandaí/MG; da diretora executiva da Undime MG, Suely Duque Rodarte; e de representantes do FNDE, Secretaria de Educação do Estado, Associação Mineira de Municípios (AMM), Ministério Público, Conselho Estadual de Educação, Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), Tribunal de Contas, e Caed/UFMG.

Na ocasião, o presidente da Undime reforçou a importância do regime de colaboração e enalteceu a participação de diferentes esferas do governo no evento. "Sozinho ninguém faz política pública no Brasil. Nós aqui representamos um esforço coletivo da sociedade mineira e brasileira para que a educação seja de fato uma pauta e uma razão de ser do nosso trabalho".

Garcia participa, também, nesta quarta-feira (25), da mesa que vai tratar do piso salarial do magistério com a presença de Pedro Henrique Magalhães Azevedo, superintendente de Controle Externo do Tribunal de Contas de Minas Gerais e Julvan Lacerda, presidente da AMM. Alessio Costa Lima, vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE também participa do evento e fez, nesta terça (24), uma fala sobre o novo Fundeb. Maria Edineide Almeida Batista, assessora institucional da Undime, também marca presença no seminário.

O Seminário Estadual da Undime MG tem caráter formativo para Dirigentes Municipais de Educação e equipes das secretarias, sobretudo neste momento de gestão após a reabertura das escolas e todos os desafios advindos desse retorno presencial. “O Seminário é historicamente uma importante oportunidade para capacitação, trocas de experiências e debates que envolvem as políticas educacionais. Sempre prezamos por garantir uma programação que atenda às demandas recorrentes trazidas pelos Dirigentes e equipes técnicas dos municípios, sobretudo em tempos tão desafiadores para a educação como os atuais”, destaca a professora Suely Rodarte, diretora executiva da Undime MG.

Ao longo da programação os participantes contarão com atendimento institucional da plataforma Conviva Educação e Busca Ativa Escolar. Vilmar Klemann, assessor de projetos da Undime e Jéssica Almeida, da Coordenação de Mobilização do Conviva Educação participam das atividades.

Fonte: Undime


Parceria institucional