26/05/2025Undime
O encontro foi realizado pelo MEC entre os dias 20 e 22 de maio, em Salvador, na Bahia
A Undime marcou presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional. O evento aconteceu de 20 a 22 de maio por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação (MEC). A diretoria nacional foi representada pelo vice-presidente da Undime Bahia, Anderson Passos, Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA, presidente da Undime Bahia.
Com o propósito de construir diálogos entre os diversos atores nacionais e, também, internacionais, o evento agregou a produção de seminários que permitiram o mapeamento de aproximadamente 106 experiências intersetoriais na educação, implementadas por mais de 100 municípios.
Para o representante da Undime, o momento foi extremamente rico e inspirador. "Participar do I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação, representando a Undime e nosso querido município de Aratuípe/ BA, reafirma nosso compromisso com a construção de políticas públicas integradas, que dialogam com as diversas áreas e fortalecem a educação como eixo central do desenvolvimento social. Seguimos acreditando na potência da intersetorialidade para transformar realidades e garantir direitos", afirmou Anderson Passos, presidente da Undime/ BA.
As experiências possibilitaram a construção da rede de intersetorialidade com a educação, integrada por pontos focais indicados pelos dirigentes municipais de educação. Participaram do evento representantes de 45 municípios, de 16 estados. As experiências mapeadas e convidadas a se apresentar foram listadas e disponibilizadas na plataforma Interações, do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
As experiências inauguram a Comunidade de Práticas, que prosseguem de modo on-line com a tarefa de sistematizar toda a produção compartilhada pelos participantes nas Oficinas de Cooperação. As oficinas foram mediadas por educadores que desenvolvem a metodologia da Pedagogia da Cooperação, método que visa contribuir para a prática da intersetorialidade em cada um dos territórios representados no encontro.
Também participam do evento, representantes da Undime de outros estados, como a presidente da Undime Maranhão, Karla Nascimento; e a presidente da Undime Roraima, Alsione Sulbaran.
Fonte: Undime (com informações do MEC)
Fotos: MEC
O encontro foi realizado pelo MEC entre os dias 20 e 22 de maio, em Salvador, na Bahia A Undime marcou presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional. O evento aconteceu de 20 a 22 de maio por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) do Ministério da Educação (MEC). A diretoria nacional foi representada pelo vice-presidente da Undime Bahia, Anderson Passos, Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA, presidente da Undime Bahia. Com o propósito de construir diálogos entre os diversos atores nacionais e, também, internacionais, o evento agregou a produção de seminários que permitiram o mapeamento de aproximadamente 106 experiências intersetoriais na educação, implementadas por mais de 100 municípios. Para o representante da Undime, o momento foi extremamente rico e inspirador. "Participar do I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação, representando a Undime e nosso querido município de Aratuípe/ BA, reafirma nosso compromisso com a construção de políticas públicas integradas, que dialogam com as diversas áreas e fortalecem a educação como eixo central do desenvolvimento social. Seguimos acreditando na potência da intersetorialidade para transformar realidades e garantir direitos", afirmou Anderson Passos, presidente da Undime/ BA. As experiências possibilitaram a construção da rede de intersetorialidade com a educação, integrada por pontos focais indicados pelos dirigentes municipais de educação. Participaram do evento representantes de 45 municípios, de 16 estados. As experiências mapeadas e convidadas a se apresentar foram listadas e disponibilizadas na plataforma Interações, do Instituto Federal do Ceará (IFCE). As experiências inauguram a Comunidade de Práticas, que prosseguem de modo on-line com a tarefa de sistematizar toda a produção compartilhada pelos participantes nas Oficinas de Cooperação. As oficinas foram mediadas por educadores que desenvolvem a metodologia da Pedagogia da Cooperação, método que visa contribuir para a prática da intersetorialidade em cada um dos territórios representados no encontro. Também participam do evento, representantes da Undime de outros estados, como a presidente da Undime Maranhão, Karla Nascimento; e a presidente da Undime Roraima, Alsione Sulbaran. Fonte: Undime (com informações do MEC)Fotos: MEC