Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Webinar aborda recursos emergenciais do PDDE no período de pandemia

Todas as notícias Categorias

27/10/2020Undime

Webinar aborda recursos emergenciais do PDDE no período de pandemia

Encontro promovido pelo FNDE reuniu cerca de 14 mil técnicos e gestores educacionais do país

Técnicos e gestores educacionais de todo o Brasil participaram, nesta terça-feira, 26 de outubro, do 4º Webinar do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O encontro teve como objetivo orientar e esclarecer dúvidas sobre a melhor maneira de utilização dos recursos emergenciais do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Cerca de 14 mil pessoas acompanharam o evento.

Na abertura, o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, falou sobre a importância do webinar. “A proposta é que todos os gestores e técnicos aqui presentes terminem esse encontro totalmente capacitados, com todas as dúvidas solucionadas. Por isso nossa equipe está plenamente empenhada para atender e sanar as questões. Espero que todos que nos acompanham aqui hoje terminem este evento com a sensação de dever cumprido, por estarem mais capacitados com as ações de melhorias para a educação brasileira”.

Também presente, o diretor de Ações Educacionais, Garigham Amarante, reafirmou que o PDDE Emergencial é mais uma iniciativa do FNDE e do MEC para a volta às aulas presenciais com segurança. O diretor lembrou que os gestores educacionais podem acessar, no portal do FNDE, o Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE (IdeGES-PDDE) para monitorarem o programa nas suas escolas. “Esse índice busca mensurar o desempenho da gestão descentralizada do PDDE em todo o território nacional, com o objetivo de viabilizar iniciativas de monitoramento e avaliação, orientar a ação governamental para melhoria do desempenho do programa, favorecer o exercício do controle social e reconhecer iniciativas exitosas de gestão”.

Marcaram presença, ainda, a diretora de Gestão de Fundos e Benefícios do FNDE, Renata D'Aguiar, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Izabel Lima Pessoa, e o secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Parente. Palestraram no evento a coordenadora-geral de Apoio à Gestão Escolar da Secretaria de Educação Básica do MEC, Ana Caroline, a coordenadora de Execução do PDDE, Raquel Pereira, a assessora do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Fabiana Azevedo, e, representando a Coordenação-Geral de Contabilidade e Acompanhamento de Prestação de Contas do FNDE, Patrícia Braga e Getúlio Filho.

O 4º Webinar do FNDE está disponível, na íntegra, aqui.

Repasses - Em setembro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou a liberação de cerca de R$ 525 milhões a título emergencial para auxiliar as escolas na retomada às aulas presenciais. No último dia 7 de outubro, o Conselho Deliberativo do FNDE aprovou a resolução nº 16, que define os critérios e formas de transferência e prestação de contas dos recursos destinados à execução dos valores. Os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola são repassados diretamente às escolas públicas. Para receber os valores, é necessário que as unidades de ensino estejam com os dados cadastrais atualizados no sistema PDDEweb e não possuam pendências sobre a prestação de contas de anos anteriores.

Fonte/ Foto: FNDE

https://bit.ly/37HwbPn  


Parceria institucional