Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Novas diretrizes reforçam uso da tecnologia nos processos de aprendizagem

Todas as notícias Categorias

27/10/2020Undime

Novas diretrizes reforçam uso da tecnologia nos processos de aprendizagem

MEC publicou normativo sobre formação continuada de professores da educação básica

Foi publicada, na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (26), a Portaria n° 882 que homologou as novas diretrizes para a formação continuada de professores da educação básica com adequação dos currículos dos cursos para o magistério, tendo por referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

As novas diretrizes orientam sobre a necessidade de lidar com as dinâmicas do processo de aprendizagem com a tecnologia, de modo que os professores possam desenvolver novas metodologias e abordagens ativas e inovadoras, nas modalidades de ensino presencial, remota ou a distância. 

O normativo complementa as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), que foram homologadas em dezembro de 2019. O documento ainda estabelece como fundamentos pedagógicos da formação continuada o foco no conhecimento pedagógico do conteúdo, o uso de metodologias ativas de aprendizagem, o trabalho colaborativo entre pares, a duração prolongada da formação e a coerência sistêmica.  

Clique aqui para acessar o Parecer CNE/CP nº 14/2020 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada).

Fonte: Ministério da Educação/ Foto: Álvaro Henrique, Agência Brasil

https://bit.ly/3dZHzat 


Parceria institucional