Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime participa de Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica

Todas as notícias Categorias

29/11/2023Undime

Undime participa de Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica

Evento realizado pelo Ministério da Educação e Inep começou na terça (28) e vai até quinta-feira (30), em Brasília

A Undime participou, nesta terça-feira (28), da abertura do Seminário Internacional de Avaliação da Educação Básica, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O evento reúne, na capital federal, representantes de diversos setores do universo educacional para tratar de avaliações externas no Brasil e no mundo com o objetivo de promover o debate sobre as possibilidades e inovações para o futuro das avaliações brasileiras.

Na abertura oficial do evento, a Undime foi representada pelo presidente da Região Sudeste e Undime/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP.

Até quinta-feira (30), especialistas e atores relevantes no debate sobre avaliação educacional discutirão assuntos e experiências internacionais sobre modelos de itens, tipos de testes e oportunidades de atualização de avaliações, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que poderão orientar inovações nas avaliações em larga escala no Brasil. O objetivo é instalar o debate em torno desses assuntos, além de gerar reflexão qualificada e interlocução para aprimoramentos futuros.

Representantes da Undime de vários estados também participam do seminário.

Durante a mesa de abertura do evento, o presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou que o momento é de atualização e inovação. “Os instrumentos de avaliação vêm sendo transformados ao longo dos anos. Nosso objetivo é também construir uma discussão das novas matrizes, tanto para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) quanto para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, afirmou.

Entre os assuntos que serão discutidos durante os três dias de evento, estão as inovações na avaliação da qualidade da educação, as novidades do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) e as avaliações de leitura e escrita.

Também participaram da mesa de abertura o diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, Rubens Lacerda; representando o ministro da Educação, Camilo Santana, o diretor de Informações Estratégicas e Inovação da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC, Evânio de Araújo; e a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt.

Como instrumento de monitoramento da elaboração, da execução e dos resultados das políticas educacionais dos governos federal, estaduais ou municipais, o presidente da Undime Região Sudeste e Undime/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, destacou o papel da avaliação nos resultados alcançados e nas metas propostas. “A avaliação é um dos instrumentos mais complexos e que exige um estudo contínuo. A partir do seu aperfeiçoamento, podemos minimizar as diferenças, sempre respeitando a cultura e característica de cada região”, afirmou.

Confira aqui a programação do evento.

O seminário acontece no formato presencial, porém está sendo transmitido ao vivo pelo canal do Inep no Youtube. Confira:

Dia 28 de novembro: https://www.youtube.com/watch?v=bj9NW76R9bI 
Dia 29 de novembro: https://www.youtube.com/watch?v=KBxIYcH6Th0 
Dia 30 de novembro: https://www.youtube.com/@inep_oficial/ 


Fonte: Undime com informações do MEC
Fotos: Undime

 


Parceria institucional