Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Em Manaus, Fórum da Undime Amazonas debate os desafios de promover o Regime de Colaboração e implementar políticas públicas

Todas as notícias Categorias

30/05/2019Undime

Em Manaus, Fórum da Undime Amazonas debate os desafios de promover o Regime de Colaboração e implementar políticas públicas

Com o tema "Os desafios de promover Regime de Colaboração e implementar políticas públicas nos municípios amazonenses", a Undime AM realizou esta semana, nos dias 28 e 29 de maio, o Fórum Estadual Ordinário da Seccional. O evento aconteceu na capital Manaus e contou com a participação 168 pessoas, entre Dirigentes Municipais de Educação, assessores do Conviva Educação, articuladores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assessores e técnicos das Secretarias Municipais de Educação.

A programação do Fórum contemplou discussões sobre diferentes assuntos e contou com a presença de representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas (CEEI/AM), Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Fundação Lemann, Instituto Natura, Unicef e Banco do Brasil. O Secretário de Estado da Educação, Luiz Castro, que integra o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), também prestigiou o evento.

Após a abertura oficial, as atividades do primeiro dia começaram com a palestra da professora Cleuza Repulho, representante da Fundação Lemanns, sobre a implementação da BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com foco na formação de professores e depois foi apresentado o cronograma de formação para implementação do Referencial Curricular Amazonense.

A Busca Ativa Escolar, estratégia oferecida gratuitamente aos estados e municípios com o objetivo de combater a exclusão escolar e desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), foi apresentada aos participantes. À tarde, foram ministradas palestras sobre captação de recursos com Paulo Lira, especialista do Conviva Educação, e o regime de colaboração na formação de professores.

Para os articuladores municipais do Conviva, a Seccional promoveu oficina sobre gestão orçamentária e financeira. Além disso, foram pautados assuntos como Educação Conectada, com o coordenador-geral de Tecnologias e Inovação da Educação Básica do Ministério da educação, Alexandre Mathias Pedro, e aplicação do Plano Municipal de Educação, avaliação, monitoramento e prestação de contas.

Nova diretoria

Na manhã do dia 29, a Undime Amazonas realizou o processo eleitoral para escolha, pelos próximos dois anos, da nova diretoria executiva, conselho fiscal e membros que irão compor o colégio eleitoral, junto aos respectivos suplentes. João Libânio Cavalcante, Dirigente Municipal de Educação de Maués (AM), foi eleito como novo presidente da Seccional. Agildo Castro, Dirigente de Urucará (AM) permanece como vice-presidente. Ambos ficam no cargo no biênio 2019-2021.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional