Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Inep realiza reunião extraordinária do Conselho Consultivo

Todas as notícias Categorias

30/09/2021Undime

Inep realiza reunião extraordinária do Conselho Consultivo

Encontro foi por videoconferência e contou com a participação da Undime, que integra o conselho

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou a primeira reunião extraordinária do Conselho Consultivo da Autarquia. O encontro ocorreu por videoconferência, na última sexta-feira, 24 de setembro, e teve o objetivo de apresentar e debater o Planejamento Estratégico Institucional (PEI) e as ações de implementação da governança no Inep.

Na reunião, o chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica (AGGE) do Inep, Eduardo Carvalho Nepomuceno Alencar, apresentou os avanços e desafios relacionados à implementação do planejamento estratégico. Na sequência, o presidente Danilo Dupas e os conselheiros presentes deram suas considerações sobre o assunto e reforçaram a importância do PEI para entregar valor à sociedade, de modo que as contribuições apresentadas serão utilizadas como subsídio ao refinamento dos projetos estratégicos propostos.

Dupas destacou, ainda, a importância do planejamento para a tomada de decisão, bem como para o enfrentamento dos principais desafios do Instituto, como a necessidade de “diminuir consideravelmente os esforços na operação e buscar focar na elaboração de tecnologias que viabilizem análise com inteligência artificial e análise preditiva”.

PEI – O Planejamento Estratégico Institucional do Inep apresenta conteúdos relacionados à cadeia de valor do instituto, aos referenciais estratégicos (missão, visão e valores), ao mapa estratégico, ao conjunto de objetivo estratégico, ao painel de indicadores e às metas estabelecidas para monitoramento e avaliação, além do portfólio desses projetos estratégicos.

Sobre os referenciais estratégicos do Inep, cabe ressaltar que o foco principal da missão do Instituto se atrela à produção de conhecimento científico e informações oficiais para o aprimoramento das políticas públicas educacionais, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Governança – Em relação à implementação da governança no Inep, Eduardo Alencar comentou sobre a criação da AGGE, os pilares da governança, os principais avanços no ano de 2021 e os desafios para o próximo ano. Também destacou o desenvolvimento organizacional na gestão de riscos e a continuidade na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A fim de aprimorar a transparência, o conselho também estabeleceu divulgar com antecedência a pauta das próximas reuniões do conselho.

Conselho Consultivo – O conselho é formado por nove membros, com quatro membros natos — o presidente do Inep, que o preside; o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed); e o presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Compõem o conselho outros cinco membros designados, representantes da sociedade civil escolhidos entre profissionais de notório saber, e seus suplentes. As reuniões são feitas de forma ordinária, uma vez por semestre, ou quando convocadas, extraordinariamente, pelo presidente ou mediante requerimento aprovado por mais da metade de seus membros.

A primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo, gestão 2021-2025, foi realizada no dia 25 de junho, também por videoconferência. Na ocasião, além das atividades do Inep, foram apresentados os relatórios de gestão anual e de atividades de 2020, além da distribuição e da proposta orçamentária de 2021, bem como o cronograma de avaliações e exames aplicados pelo Instituto.

A gestão para o período 2021-2025 é representada pelos membros natos: Danilo Dupas, presidente do Inep; Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do CNE; Vitor de Angelo, presidente do Consed; e Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime; e pelos membros designados titulares: Edson Ricardo Barbero, Marcelo Bregagnoli, Matheus Coimbra Martins de Aguiar, Roque do Nascimento Albuquerque e Walter Eustáquio Ribeiro. Seus suplentes são André Dala Possa, Devanildo Damião da Silva, Edson Kenji Kondo, Marcelo Augusto Santos Turine e Roberto Brás Matos Macedo.

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/inep-realiza-reuniao-extraordinaria-do-conselho-consultivo 


Parceria institucional