Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime contribui com debate sobre a Base Nacional da Profissão Docente

Todas as notícias Categorias

12/09/2019Undime

Undime contribui com debate sobre a Base Nacional da Profissão Docente

Encontro aconteceu no âmbito da Agenda da Aprendizagem

A capital federal sediou, esta semana, o encontro da Frente de Trabalho da Base Nacional da Profissão Docente, que tem como objetivo principal elaborar sugestões para o documento que está sendo construído com o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE). Esse foi o segundo encontro da Frente de Trabalho.

A Undime participou e acompanhou de perto as discussões. Durante os dois dias de trabalho, 9 e 10 de setembro, a instituição esteve representada pelo presidente, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP) e mais quatro dirigentes: Ana Dayse Dórea, de Maceió (AL); Paulo da Silva, de Santa Rita do Trivelato (MT); Sônia Fachini, de Joinville (SC); e Jemima Cavalcante, de Ponte Alta do Tocantins (TO).

Na abertura, o presidente da Undime destacou como ponto positivo o fato de a relação com o Consed estar se fortalecendo cada vez mais, assim como o diálogo com o MEC. Nesse sentido, Garcia afirmou a importância do Regime de Colaboração. "Não dá para ter regime de colaboração se os três entes [União, Estados e Municípios] não estiverem nessa busca. Nós temos que encontrar um caminho e ter a certeza de que empoderar o ente ou a parte mais fraca no processo não significa desempoderar o outro que tinha poder".

A reunião da Frente de Trabalho aconteceu no âmbito da Agenda da Aprendizagem, documento construído em conjunto pelo Consed e Undime que aponta quais são as demandas consideradas urgentes para os estados e municípios no que se refere à educação. Dividida em seis itens, a Agenda aponta como prioridade discutir o Sistema Nacional de Educação, Financiamento da Educação, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e o Sistema de Avaliações Externas. Além disso, o documento apresenta temas estratégicos que norteiam o planejamento para as frentes de trabalho do Consed, em regime de colaboração com a Undime.

Durante o encontro, a dirigente de Maceió Ana Dayse e os demais dirigentes apresentaram o processo e o avanço das pesquisas realizadas em seus municípios e regiões para a construção do Referencial Profissional Docente. De acordo com a dirigente, em Maceió, foram realizadas entrevistas com professores, alunos e técnicos da rede pública de ensino, além do sindicato da categoria, e professores universitários.

“Cada encontro tem uma importância muito grande para nossas regiões e respectivos estados, porque nosso grupo está com a competência de trabalhar na formação de centenas de professores da Educação Básica, atendendo às recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É um trabalho incansável que requer uma responsabilidade imensa da nossa parte", destacou.

No Consed, essa Frente de Trabalho é coordenada pelos secretários de Estado de Educação Leila Perussolo, de Roraima, e Jerônimo Rodrigues, da Bahia. Para Leila essa discussão é enriquecida com o olhar de cada território e o avanço tem sido positivo. “Nós temos avançado porque esse espaço tem que ser ampliado. A Frente é um grupo de sistematização, de alinhamento de muitas vozes.”

Fonte: Undime/ Foto: Consed


Parceria institucional