17/09/2025Undime
Iniciativa busca apoiar estados e municípios com diagnóstico, metas e ações voltadas à melhoria da educação básica
Representantes da Undime participaram, nesta quarta-feira (17), do lançamento da etapa de Planejamento do Novo Plano de Ações Articuladas (PAR), em cerimônia realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília/DF.
Na abertura, a Undime foi representada pelo presidente da seccional Bahia, Anderson Passos, Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA. Também estiveram presentes representantes de seccionais de todos os estados e a coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista.
Em sua fala, Anderson Passos destacou a importância da retomada do PAR como instrumento de gestão para os municípios: “Este é um momento histórico e de grande relevância, por trazer de volta um instrumento de planejamento tão aguardado pelas redes de ensino. O Novo PAR representa um ciclo de esperança, pois coloca o estudante no centro do processo e garante que o planejamento seja construído a partir da realidade de cada município”.
O Novo PAR é um instrumento estratégico voltado ao diagnóstico, planejamento e gestão das redes de ensino da educação básica. Além disso, promove assistência técnica e financeira do MEC aos estados, municípios e ao Distrito Federal, com foco na melhoria da qualidade da educação.
A etapa de planejamento possibilita que gestores e gestoras transformem o diagnóstico em ações efetivas, definindo metas e resultados para os próximos quatro anos. Esse processo favorece escolhas contextualizadas e voltadas às realidades locais.
A mesa de abertura contou com a presença da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios; da diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC, Anita Stefani; do reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Marcel Parentoni; do subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, Marco Fragoso; e do secretário-executivo adjunto do MEC, Rodolfo Cabral.
Anderson Passos também enfatizou a necessidade de alinhar o planejamento às realidades locais: “Percebemos uma sinergia importante entre o Novo PAR e os desafios já existentes na educação. Por isso, é essencial planejar a partir dos programas e contextos de cada território, garantindo mais eficiência nas ações, sobretudo no que diz respeito ao financiamento”.
Para ele, o Novo PAR deve ser compreendido como uma ferramenta de planejamento realista e coletiva: “É um processo que precisa envolver professores, estudantes, gestores municipais e demais atores da educação. É esse olhar conjunto e pé no chão que permitirá transformar realidades e fortalecer a educação em nossos municípios”, concluiu.
Fonte e fotos: Undime
Iniciativa busca apoiar estados e municípios com diagnóstico, metas e ações voltadas à melhoria da educação básica Representantes da Undime participaram, nesta quarta-feira (17), do lançamento da etapa de Planejamento do Novo Plano de Ações Articuladas (PAR), em cerimônia realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília/DF. Na abertura, a Undime foi representada pelo presidente da seccional Bahia, Anderson Passos, Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA. Também estiveram presentes representantes de seccionais de todos os estados e a coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista. Em sua fala, Anderson Passos destacou a importância da retomada do PAR como instrumento de gestão para os municípios: “Este é um momento histórico e de grande relevância, por trazer de volta um instrumento de planejamento tão aguardado pelas redes de ensino. O Novo PAR representa um ciclo de esperança, pois coloca o estudante no centro do processo e garante que o planejamento seja construído a partir da realidade de cada município”. O Novo PAR é um instrumento estratégico voltado ao diagnóstico, planejamento e gestão das redes de ensino da educação básica. Além disso, promove assistência técnica e financeira do MEC aos estados, municípios e ao Distrito Federal, com foco na melhoria da qualidade da educação. A etapa de planejamento possibilita que gestores e gestoras transformem o diagnóstico em ações efetivas, definindo metas e resultados para os próximos quatro anos. Esse processo favorece escolhas contextualizadas e voltadas às realidades locais. A mesa de abertura contou com a presença da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios; da diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC, Anita Stefani; do reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Marcel Parentoni; do subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, Marco Fragoso; e do secretário-executivo adjunto do MEC, Rodolfo Cabral. Anderson Passos também enfatizou a necessidade de alinhar o planejamento às realidades locais: “Percebemos uma sinergia importante entre o Novo PAR e os desafios já existentes na educação. Por isso, é essencial planejar a partir dos programas e contextos de cada território, garantindo mais eficiência nas ações, sobretudo no que diz respeito ao financiamento”. Para ele, o Novo PAR deve ser compreendido como uma ferramenta de planejamento realista e coletiva: “É um processo que precisa envolver professores, estudantes, gestores municipais e demais atores da educação. É esse olhar conjunto e pé no chão que permitirá transformar realidades e fortalecer a educação em nossos municípios”, concluiu. Fonte e fotos: Undime