Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fórum da Undime Paraíba debate financiamento da educação, prestação de contas e realiza eleição da nova diretoria da Seccional

Todas as notícias Categorias

23/05/2019Undime

Fórum da Undime Paraíba debate financiamento da educação, prestação de contas e realiza eleição da nova diretoria da Seccional

Encontro reuniu cerca de 500 participantes

Nos dias 21 e 22 de maio, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande (PB), a Undime Paraíba realizou o Fórum Estadual Ordinário 2019 da Seccional, sob o tema “Financiamento para Educação”.

Na manhã do primeiro dia, o evento contou com a apresentação do grupo cultural do Projeto Capoeira Inclusiva da Associação de Capoeira Terra Firme, comandada pelo Mestre Pequeno. A apresentação foi feita pelos alunos do projeto e, em seguida, o hino nacional foi cantado pelos professores do Projeto Capoeira nas Escolas com batuques e berimbaus.

A mesa de abertura foi composta por representantes de diversos órgãos. Estavam presentes: a professora Dra. Ana Cristina de Sousa Aldrigue, coordenadora para Melhoria do Ensino, representando a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Gilberto Silva, coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme PB); Robson Rubenilson, representante da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba; e Iolanda Barbosa da Silva, então presidente da Undime PB e Dirigente Municipal de Educação de Campina Grande.

Após as falas das autoridades, Iolanda Barbosa prestou contas das ações financeiras e administrativas da gestão no último biênio (2017-2019). Na sequência, a Comissão Eleitoral assumiu a pauta e foi colocada para votação da plenária a proposta de reforma estatutária e o regimento interno da Seccional, ambos aprovados por aclamação sem nenhuma ressalva.

No final da manhã do primeiro dia, teve início o processo eleitoral com a apresentação da composição da única chapa registrada que foi eleita por 100 votos dos Dirigentes Municipais de Educação filiados à entidade que estavam presentes no evento. Após a votação, os eleitos foram empossados e receberam das mãos do presidente da Comissão Eleitoral, Pedro Mineiro Firmo Júnior, o termo de posse. Aguifaneide Lira, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Frei Martinho é a nova presidente da Seccional. Josilene Brito, Dirigente Municipal de Educação de Itaporanga é a nova vice-presidente.

No período da tarde, a programação teve a participação dos DMEs dos municípios de Coxixola, José Fabiano Oliveira, e Várzea, José Amilton da Costa, e das gestoras da Escola Municipal Manoel Francisco da Mota do município de Campina Grande, Cristiane Nascimento e Lucila Albino,  que fizeram uma apresentação sobre experiências exitosas para o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) municipal.

Encerrando a programação do primeiro dia, Paulo Lira, especialista da plataforma Conviva Educação, ministrou a palestra intitulada “Financiamento da Educação e as políticas do magistério na Educação Básica”.

Na manhã do dia 22, a programação iniciou com a apresentação do professor Luzival Barcelos que tratou da questão do ensino religioso nas escolas públicas. Em seguida, foi a vez do auditor da Controladoria Geral da União (CGU) e coordenador do núcleo de ações de ouvidoria e prevenção à corrupção da CGU do Estado da Paraíba, Rodrigo Paiva, que falou sobre o 11º Concurso de Desenho e Redação que, na edição deste ano, tem o como tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja!".

Encerrando as atividades da manhã do segundo dia (22), foi realizada a mesa de debate com o tema “Financiamento da Educação, prestação de contas e resultados educacionais” que contou com a presença do presidente da Undime, Alessio Costa Lima; Leonardo Dantas, chefe de divisão da coordenação geral de auditoria das áreas de educação básica, direitos humanos e desenvolvimento social do órgão central da CGU, em Brasília; Ana Carolina Cavalcante, promotora de Justiça da cidade de Itabaiana (PB); e André Agra, auditor de contas públicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. A mesa foi mediada pela professora Iolanda Barbosa da Silva.

Na abertura dos trabalhos da tarde do dia 22, o analista do PróBNCC, Daniel Saraiva, e os coordenadores da Base, Rilma Melo (Undime PB) e Robson Rubenilson (Consed PB) apresentaram a proposta de repactuação para as formações sobre o currículo estadual.

Depois, a programação seguiu com a mesa de debate intitulada “Financiamento da Educação, políticas públicas e a garantia pelo direito à Educação”, composta pelos seguintes expositores: Catarina de Almeida Santos, coordenadora do Comitê do Distrito Federal da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime SP; Fernanda de Lourdes Almeida Leal, diretora do Centro de Humanidades da UFCG e membro do Comitê Gestor do Fórum de Educação Infantil da Paraíba. A mesa foi mediada pela presidente eleita da Undime PB, Aguifaneide Lira.

Para acessar as fotos do evento, clique aqui.

Acesse as apresentações utilizadas pelos palestrantes:

Paulo Lira: “Financiamento da Educação e Políticas do Magistério na Educação Básica” 

Luiz Miguel: O Financiamento da Educação como instrumento da ampliação de oportunidades de aprendizagem 

Elcio Cecchetti: Ensino Religioso 

Escola Municipal Manuel F. Motta: Práticas Pedagógicas Desatando nós, fazendo laços

Alessio Costa Lima: Os desafios da gestão municipal e as políticas públicas da educação

Fernanda Leal: Financiamento da Educação, políticas públicas e a garantia pelo direito à Educação

André Agra: Uso de tecnologias digitais para mensurar resultados educacionais e fortalecer o controle social

Rodrigo Paiva: Faça o que é certo ainda que ninguém veja, 11º concurso de desenho e redação 

Leonardo Dantas: Educação Infantil na perspectiva do controle interno

Catarina de Almeida Santos: Financiamento da Educação, políticas Públicas e a garantia do direito à Educação 

Comissão Estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular: ProBNCC Paraíba 

Fabiano Oliveira: Partilhando Experiências IDEB de Coxixola/PB

Fonte: Undime Paraíba/ Fotos: Undime PB

(atualizada em 24/05/2019, às 15h48)


Parceria institucional